Piatã - A História de um Índio


Piatã era um índio muito esperto e forte, filho do Cacique Maracaiá-Guaçu. Lutava, caçava e defendia sua tribo, por isso todos o admiravam e seus pais se orgulhavam dele.

Certa vez, Piatã saiu para pescar em sua canoa e remou rio abaixo. Gostava de cantar enquanto remava. Mas, naquele dia, um forte temporal se aproximou e Piatã nada percebeu porque estava distraído cantando. De repente, o rio foi enchendo e as corredeiras aparecendo, de nada adiantava remar contra a maré, ele apenas se equilibrava na canoa, que cada vez mais se distanciava de sua taba, quando a canoa desgovernada virou e ele nadando conseguiu chegar a margem do rio. Cansado. Adormeceu.
Para sua surpresa, ao acordar estava numa espécie de cabana que não conhecia e a seu lado, cuidando dele uma bela jovem com muitos panos que cobriam todo seu corpo. A partir desse momento, Piatã e Débora (a moça que o encontrou), sentiram uma forte afeição um pelo outro, mas seus idiomas, seus costumes, suas crenças e suas vidas eram diferentes. Ela morava na cidade e estudava sobre as plantas, por isso estava em plena mata.
O que vai acontecer daqui para frente, será uma bela história com muito suspense, lendas e costumes onde um ensinará ao outro a necessidade de respeitar as pessoas independente de suas culturas.


Este texto tem a intenção de penetrar no universo infantil, mostrando que as diferenças culturais podem e devem ser respeitadas.
O texto quer mostrar que o índio não é um ser indolente e preguiçoso, nem mau ou assassino e sim um ser que vivia de acordo com seus costumes e de uma forma geral eram integrados com a Natureza. 
Caçavam e plantavam apenas o necessário para a sobrevivência e utilizavam a oralidade para passar suas histórias, lendas e tradições de geração em geração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário